terça-feira, 16 de agosto de 2011

OPERACIONALIZAR OS OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS

Para atingir os objectivos financeiros de uma organização temos em primeiro lugar de satisfazer os clientes, pois caso contrário eles não compram, factor determinante para atingir esses objectivos, que hoje em dia são uma tarefa esta cada vez mais difícil devido a um decréscimo do mercado proveniente do efeito demográfico, e a um reforço da concorrência por causa da globalização.
Quando estamos limitados devido a ameaças externas, então devemos concentrar os nossos esforços na optimização da organização, ou seja na medição analise e melhoria de desempenho dos Processos Internos e dos Recursos e Infraestruturas.
Para identificar as iniciativas de melhoria, é necessário ter em atenção o seguinte:
• Quais os objectivos operacionais mais adequados tendo em consideração os meus objectivos estratégicos
• Quais os indicadores e metas mais adequados para medir o desempenho desses objectivos
Este também é um processo de aprendizagem, que a organização deve iniciar de forma simples e ir sofisticando de acordo com os seus níveis de maturidade. Deve seleccionar entre 20 a 25, de forma a que, por um lado seja possível controlar o seu desempenho, e por outro lado transmita uma imagem adequada do desempenho da organização.
Uma vez que estou a basear a minha teoria de que uma organização é um conjunto de rodas dentadas que se estiverem devidamente oleadas e sincronizadas os resultados aparecem automaticamente, vou dar alguns exemplos de objectivos indicadores e metas nestas duas perspectivas (Interna e de Recursos e Infraestruturas), claro que não menosprezando de forma alguma os objectivos mais orientados para a perspectiva financeira e de satisfação de clientes.

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