terça-feira, 6 de julho de 2010

Como encontrar “Lucro Extra” nas compras

As decisões de compra comprometem a capacidade de satisfazer os clientes e obter lucros adequados.
Muitas empresas seleccionam os fornecedores apenas com base no preço de venda do produto. Esse padrão leva a comportamento de compra inadequado e como diz o velho ditado “o que é barato sai caro” isto porque não tiveram em consideração a gestão estratégica do custo, que inclui custos associados à qualidade e fiabilidade de prazos de entrega etc.
A área de compras tem forte potencial para redução de custos nomeadamente
• Redução de custos de aquisição
• Redução da dependência do fornecedor
• Melhoria do fluxo de informação ao longo da cadeia
• Redução dos tempos de aquisição etc

As compras deverão ser feitas com “qualidade” e só assim se pode encontrar”lucro extra” reforçando simultaneamente o posicionamento estratégico da empresa.

A finalidade do processo de compra é assegurar que o produto comprado está conforme os requisitos especificados, e que os fornecedores são seleccionados e avaliados de acordo com critérios adequados ao produto serviço a fornecer .


1) Requisitos especificados -Se é importante assegurar quer o produto comprado está conforme com os requisitos especificados então isto significa que a informação de compra tem de comunicar inequivocamente ao fornecedor o que se pretende comprar como por exemplo:
• Especificações detalhadas do produto (referência a catálogos, desenhos etc)
• Data de entrega
• Preços/descontos
• Condições de pagamento
• etc

2) Critérios adequados – Se também é importante avaliar se o fornecedor tem capacidade para fornecer de acordo com os critérios pré-defenidos ao produto/serviço a fornecer, então significa que a verificação do produto comprado deve ser controlada de forma a garantir que esses critérios são cumpridos nomeadamente a conformidade do produto, os prazos pré-estabelecidos .

3) Por fim a avaliação do fornecedor deve ser observada no desenvolvimento do fornecedor relativa ao seguinte :
• Qualidade do produto
• Cumprimento dos prazos de entrega
• Preço competitivo
• Suporte técnico
• Flexibilidade
• Capacidade de negociação
• Tecnologias de informação

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