Os resultados de uma empresa são importantes, mas os fluxos de caixa, mais conhecidos por "cash flow" são ainda mais críticos porque constituem muitas vezes um dos principais pontos de estrangulamento da empresa. Por isso mesmo e principalmente em tempos de crise devemos cada vez mais estar atentos e direccionar a nossa gestão para uma das suas componentes mais importante, ou seja o investimento em stocks que representa uma boa parte do activo da empresa.
O Stock tem como função,evitar uma interrupção no processo produtivo nas vendas.
-A falta de matérias primas pode interromper o processo produtivo com custos muito elevados.
-A falta de produto acabado/mercadorias pode conduzir a uma paragem das vendas e consequentemente dos lucros daí resultantes
Com base no atrás exposto podemos de imediato concluir que os stocks não se podem evitar, mas devemos tentar reduzi-los ao mínimo indispensável para evitar criar as rupturas acima mencionadas.
No contexto actual e na perspectiva do cliente, cada vez mais todas as empresas têm sido sistematicamente pressionadas para uma melhoria dos níveis de serviço, isto é cada vez mais todos os clientes requerem um leque mais variado de produtos e serviços com maior valor acrescentado, ou seja encomendas mais pequenas e mais frequentes, prazos de entrega cada vez mais reduzidos e níveis elevados de satisfação das encomendas.
Foram aqui definidas três componentes muito importantes nomeadamente prazos de entrega, os custos associados à gestão de stocks/efectuar uma encomenda e a necessidade de cash flow para o investimento em stocks
Para as empresas darem uma boa resposta aos seus clientes têm que ter uma melhor resposta por parte dos seus fornecedores,então ....
Qual a solução para conjugar estas componentes?
Em primeiro lugar olhar para a organização interna da empresa nomeadamente com respostas a estas questões:
1-Será que os meus fornecedores informam com fiabilidade os prazos de entrega?
2-O meu sistema de gestão de stocks reflecte realmente o prazo de entrega prometido pelo fornecedor?
3-As encomendas ao meu fornecedor estão ajustadas ao nível optimo (lote económico), isto é minimizam realmente o custo associado aos stocks como:
a)Custo de fazer uma encomenda (custo de natureza administrativa de colocar, acompanhar, receber e processar o pagamento ao fornecedor.
b)Custos de manter o stock (custo de obsoletos, custos de armazenagem, de manutenção e seguros)
O passo seguinte para que se consiga uma redução significativa dos prazos de entrega, custos e stocks, requer uma concertação entre fornecedor cliente no sentido de conseguir:
1-Visibilidade sobre a procura
2-Redução do tempo do ciclo da cadeia
3-Planeamento integrado
4-Alinhamento da produção com a procura
5-Reposição rápida das necessidades
6-Focagem a 100% na satisfação das necessidades do cliente final
São algumas dicas que aplicadas seriamente nas empresas contribuem para uma redução significativa na necessidade de investimento em stocks, mantendo ou melhorando até o nível de serviço aos clientes.
HABITOS ….COMO MUDAR!
Há 10 anos
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